Tecnologia e inovação na vanguarda: os destaques da Roca Cerâmica

Em 2024, a evolução dos porcelanatos tem elevado a experiência tátil a um novo nível, transformando-os em verdadeiras obras de arte. As coleções, produzidas com tecnologia de impressão de textura mineral, apresentam relevos surpreendentes nas dimensões 120 x 120 cm, 100 x 200 cm, 120 x 250 cm, 160 x 160 cm e 160 x 320 cm, que buscam despertar todos os sentidos. Por trás desse avanço está a Roca Brasil Cerámica, parte do Grupo Mexicano LAMOSA, à frente das marcas Roca Cerâmica e Incepa.

Com o DNA do pioneirismo, a Roca Brasil Cerámica foi a primeira das Américas a introduzir esse tipo de inovação ao adquirir a tecnologia DDG (Digital Decoration & Glazing), que permite a criação de revestimentos com detalhes extraordinários e efeitos 3D. Assim, surgiram as primeiras séries com tecnologia Mineral LAB, fruto da aplicação milimétrica da granilha formada por diferentes minerais nobres (e de origem italiana), que são aplicados nas superfícies dos porcelanatos para reagirem ao calor durante a queima das placas. "Essa fusão gera uma textura que resgata a essência da arte cerâmica, resultando em peças com marcas únicas entre si", explica Christie Silva Schulka, Marketing Manager da Roca Brasil Cerámica. A precisão milimétrica dessa execução possibilita estampas detalhadas, além de reduzir o desperdício de água e de matéria-prima – uma inovação sustentável, totalmente alinhada com os valores da Roca Brasil Cerámica.

Somado ao toque suave e ao visual, as peças com Mineral LAB entregam outro importante atributo, o acabamento In/Out, ou seja, resistência ao escorregamento sem a aspereza dos produtos antideslizantes convencionais. Assim, os revestimentos combinam delicadeza ao toque com a segurança necessária para o assentamento em áreas internas e externas integradas, como calçadas residenciais e varandas cobertas, mantendo a unidade visual dos espaços.

A Roca Cerámica oferece 70 opções de estampas, consolidando o portfólio de Superformatos com a maior diversidade de estampas do país. As peças unem design, tecnologia e sustentabilidade em uma combinação perfeita de luxo, inteligência e respeito ao meio ambiente. Em 2024, a marca apresenta cinco novas séries de Superformatos que enfatizam a impressão Mineral LAB:

Série Capolavoro

A Série Capolavoro da Roca Cerámica, no Superformatos 120 x 120 cm e 120 x 250 cm, eleva o mármore à uma condição de obra de arte com a reprodução de sua estética em toda a plenitude. Com tecnologias exclusivas da marca, como a Mineral LAB, traz estampa e efeitos surpreendentes que reproduzem a estética da rocha natural e são percebidos ao toque. Sua aplicação pode ser realizada em pisos, paredes ou painéis, além de tampos, bancadas e móveis.

Tecnologia e inovação na vanguarda: os destaques da Roca Cerâmica - Imagem 3 de 7
Série Capolavoro. Image Cortesia de Roca Brasil Cerámica

Série Fusion

A Série Fusion da Roca Cerámica transpõe, de forma sublime, a textura do metal sobre lâminas de porcelanato Superformato 120 x 250 cm e faz uma releitura exemplar das chapas de aço em tom grafite e com leves marcas de oxidação. Além disso, a tecnologia Mineral LAB cria um efeito metálico surpreendente com a fusão de minerais nobres aplicados milimetricamente sobre a estampa. As peças podem ser empregadas em paredes ou painéis e pisos, inclusive em áreas internas molhadas, além de tampos e bancadas.

Tecnologia e inovação na vanguarda: os destaques da Roca Cerâmica - Imagem 4 de 7
Série Fusion. Image Cortesia de Roca Brasil Cerámica

Série Neolithic

Suas marcas e desgastes impressos pelo tempo inspiraram a Série Neolithic da Roca Cerámica, que traz o Superformato 120 x 120 cm ideal para revestir pisos e paredes de áreas internas, além de bancadas, tampos, painéis e outros detalhes arquitetônicos. O novo acabamento natural da superfície e o fundo neutro destacam os detalhes da tecnologia Mineral LAB.

Tecnologia e inovação na vanguarda: os destaques da Roca Cerâmica - Imagem 6 de 7
Série Neolithic. Image Cortesia de Roca Brasil Cerámica

Série Patagônia

A Série Patagônia, da Roca Cerámica, foi inspirada no Quartzito Patagônia, rocha exótica originária do Brasil. Com superfície Mate e impressão em altíssima definição, o destaque está na tecnologia Mineral LAB que concebe relevos com efeitos sublimes. A naturalidade da rocha é reforçada pelo Superformato 120 x 250 cm das peças que podem ser aplicadas em pisos ou paredes, inclusive em áreas internas molhadas, com juntas quase imperceptíveis (apenas 2 mm). Além disso pode revestir tampos, bancadas ou elementos de arquitetura como lareiras e painéis.

Tecnologia e inovação na vanguarda: os destaques da Roca Cerâmica - Imagem 7 de 7
Série Patagônia. Image Cortesia de Roca Brasil Cerámica

Série Petram

A Série Petram, rocha em latim, da Roca Cerámica, evoca a textura da pedra natural em sua essência, com predominância de tonalidades densas e escuras que se contrapõem aos rajados mais claros de forma irregular. A exclusiva tecnologia Mineral LAB eleva a estampa a um patamar ainda mais sofisticado e por ser suave ao toque e com alto coeficiente de atrito, é ideal para uso em áreas integradas. O Acabamento In/Out pode ser utilizado em áreas internas e cobertas conectadas, mantendo a unidade visual dos espaços de forma inteligente e segura.

Tecnologia e inovação na vanguarda: os destaques da Roca Cerâmica - Imagem 5 de 7
Série Petram. Image Cortesia de Roca Brasil Cerámica

Revestimentos tecnológicos à prova de bactérias

Mais do que nunca, entende-se a importância de conter a contaminação cruzada que ocorre ao entrar em contato com uma superfície contaminada. Existem certos itens em casa que parecem inofensivos, mas que apresentam uma alta concentração de vírus e bactérias, como o teclado do computador, celular, bolsa, carteira, tapetes e, claro, o chão.

Compreendendo a relevância de oferecer o máximo de proteção para os seus clientes, a Roca Cerámica incorporou aos Superformatos (120 x 120 cm, 120 x 250 cm, 100 x 200 cm, 160 x 160 cm e 160 x 320 cm) uma tecnologia exclusiva que protege as superfícies dos revestimentos contra vírus e bactérias durante toda a vida útil do produto — o BioSafe, uma inovação inédita no Brasil.

Tecnologia e inovação na vanguarda: os destaques da Roca Cerâmica - Imagem 2 de 7
Série Concrete, da Roca Cerámica, com tecnologia exclusiva BioSafe. Image Cortesia de Roca Brasil Cerámica

Capaz de eliminar 99% dos vírus e bactérias em até 15 minutos, o BioSafe é um aditivo à base de nanopartículas de prata incorporado no processo de produção dos Superformatos. Devido à alta resistência dos porcelanatos, as peças podem ser aplicadas em superfícies como bancadas, áreas internas e externas com grande circulação de pessoas e ambientes com alta umidade. Essa tecnologia é ideal para ambientes que exigem uma proteção extra ou que possuem grande movimentação. O BioSafe foi validado com base em normativas internacionais, como ISO 21702 e JIS Z 2801, e está disponível em produtos Superformatos (120 x 120 cm, 100 x 200 cm, 120 x 250 cm, 160 x 160 cm e 160 x 320 cm), fabricados a partir de agosto de 2021.

Os Superformatos com tecnologia BioSafe são recomendados principalmente para banheiros, clínicas médicas, escritórios, áreas comuns e cozinhas, sendo que este último é um dos principais responsáveis pela contaminação cruzada. "Buscamos sempre inovar e utilizar a tecnologia a nosso favor para oferecer produtos que contribuam para a saúde", comenta Christie Silva Schulka, Marketing Manager da Roca Brasil Cerámica.

Baseada nos conceitos da química verde, a tecnologia BioSafe foi validada seguindo normativas internacionais como ISO 21702 e JIS Z 2801. Comprovou-se que os revestimentos com essa tecnologia eliminam vírus e bactérias, minimizando o risco de transmissão de doenças. Os resultados das pesquisas demonstram a eficácia antiviral contra vírus da mesma família e gênero do SARS-CoV-2 e da Influenza. A eficácia no combate ao adenovírus e a bactérias também foi excelente, sendo que, no caso da bactéria E. Coli, a taxa de sucesso chegou a 99%. "Com essas vantagens, nossos porcelanatos se revelam como escolhas perfeitas, higiênicas e seguras. Trabalhamos sempre em busca de oferecer a maior proteção e segurança para todos, e a tecnologia BioSafe é um grande passo em nossa evolução", finaliza Christie Schulka.

Sobre a Roca Brasil Cerámica

A Roca Brasil Cerámica, à frente das marcas de revestimentos Roca e Incepa, pertence ao Grupo LAMOSA, uma empresa mexicana de alcance global na indústria de revestimentos cerâmicos e adesivos. Desde a aquisição em 2021, faz parte de uma história de mais de 130 anos no setor de materiais de construção, com operações em 9 países e 33 centros de produção nas Américas e Europa. O Grupo LAMOSA é líder nos mercados em que atua, sendo o segundo maior fabricante mundial de revestimentos cerâmicos, com uma capacidade instalada de mais de 280 milhões de m² anuais.

Inovação, tecnologia de ponta, alto padrão de qualidade e responsabilidade ambiental fazem parte do DNA da Roca Brasil Cerámica, consolidando a empresa como uma referência global entre as maiores fabricantes de revestimentos cerâmicos.

Com investimentos constantes em tecnologia, a empresa oferece um portfólio robusto alinhado às tendências da arquitetura e construção. Em 2016, tornou-se a primeira empresa das Américas a adquirir a Supercompactadora Contínua+, e, em 2018, abriu o mercado de Superformatos com revestimentos de 120 x 120 cm, expandindo em 2020 para 100 x 200 cm e 120 x 250 cm, revolucionando a indústria.

Em 2022, saiu à frente mais um marco histórico: a compra de sua segunda supercompactadora, alcançando o status de única empresa das Américas com o segundo equipamento. Esse olhar precursor permitiu ampliar as linhas de Superformatos com as medidas de 160 x 160 cm e 160 x 320 cm, capazes de atender, além das obras, o segmento moveleiro.

Sustentabilidade: seu compromisso com o meio ambiente segue alinhado com os processos produtivos. No último ano, além de redução de 17% no consumo total de energia elétrica, adotou o Protocolo de GHG (Greenhouse Gas Protocol), padrão globalmente reconhecido para medir suas emissões de gases de efeito estufa (GEE), com o objetivo de melhorar a precisão e a credibilidade dos dados ambientais relacionados a emissões atmosféricas. E mais: 92,5% dos resíduos gerados nas fábricas foram destinados para fins nobres, como reuso ou reciclagem; os 7,5% restantes foram enviados para aterros sanitários ou incineração. Também foram coletadas e destinadas 45 toneladas de resíduos orgânicos que equivalem a uma economia de mais de 300 viagens entre São Paulo e Rio de Janeiro em emissões de CO₂. A biomassa, combustível renovável, mais limpo e eficiente, e que ainda reaproveita resíduos de indústrias de madeira, responde por 17% da matriz energética.

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a empresa possui um Plano de Logística Reversa, que mensura a quantidade de embalagens faturadas por Estado no Brasil e, no último ano, realizou a compensação de 30% desse volume por meio de créditos de reciclagem.

Cita: "Tecnologia e inovação na vanguarda: os destaques da Roca Cerâmica" 30 Set 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1021546/tecnologia-e-inovacao-na-vanguarda-os-destaques-da-roca-ceramica> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.